II Crônicas 20 é uma passagem das Escrituras fundamento para nossas vidas de adoradores guerreiros.
Nesta porção da Bíblia lemos que os amonitas, inimigos do povo de Deus, se levantaram com afrontas e ameaças contra Judá. O rei Josafá nos dá uma lição de dependência de Deus.
1 - Ao ser afrontado, ele pôs-se a buscar ao Senhor e chamou a todos para fazerem o mesmo. Ele não se apoiou em suas próprias forças e estratégias. Ele sabia que só Deus poderia livrá-los. E a mobilização de todos foi maravilhosa! Que nestes 14 dias em que estamos, unidos, diante do Senhor, possamos viver muitas vitórias também, pois fomos convocados a responder esta mobilização de buscarmos o Senhor.
“Então, Josafá teve medo e pôs-se a buscar ao Senhor e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou para pedir Socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram pessoas para buscar ao Senhor”. Versos 3 e 4.
“Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” Verso 12.
“E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos” Verso 13.
2 – Deveríamos ter essa oração de Josafá como exemplo. Ele começa exaltando ao Senhor. Creio que O louvamos porque Ele é digno, mas não é Deus quem precisa ser lembrado de quão maravilhoso Ele é. Quando O exaltamos com nossas palavras, nós é que somos fortalecidos em nossa fé, colocando nossos olhos não nas afrontas do inimigo, mas na grandeza do nosso Deus todo poderoso.
“Ah! Senhor, Deus de nossos pais, não és Tu Deus no céu? E não és Tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na Tua mão há poder e força, de modo que não há quem Te possa resistir” Verso 6.
3 - Josafá continua orando, recordando as promessas do Senhor. Deus não Se esquece do que nos falou, e nós é que, ao proclamarmos Suas promessas, somos edificados para lutar por elas, esperar por elas, crer até que se cumpram e ficar firmes quando parecem estar sendo abaladas ou ameaçadas.
“…nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do Teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, Teu amigo?” verso 7.
4 - Josafá também recorda a aliança e a consagração de seu povo a Deus. Eles tinham um compromisso com Deus, e criam que Deus jamais os desampararia. Podemos crer que se andamos em Sua Presença, Ele também será nosso Socorro bem presente na angústia.
“E habitaram nela, e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás” versos 8 e 9.
Assim como Josafá, quando vieram situações difíceis na vida dele, que possamos estar buscando pelo Senhor e ansiando a cada dia conhecer mais das Suas maravilhas confiando em Suas promessas.
UPA Guarabira 2011 (Fonte: Ana Paula Valadão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário