quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia 4 - "Quando é preciso quebrar o jejum"


Neste 4º dia do nosso propósito do jejum de 14 dias, quero compartilhar algo muito comum, e que acontece quando jejuamos por um algum período. Às vezes é inevitável irmos a casas de pessoas e sairmos com amigos que se ofenderiam se não comêssemos o que nos oferecem. 

Aqui está algumas dicas de como você deve se portar nessas situações: 

- Se você vai à casa de parentes e amigos em situações em que pode compartilhar do seu propósito, explique o porquê de estar jejuando e não coma do que têm à mesa. Geralmente fica tudo bem. 

- Se você vai às festas de aniversário onde há muita gente, e o fato de você não comer passará despercebido, tudo bem. Assim, não precisa ficar explicando a todos que esta jejuando (e o próprio Jesus disse para não ficarmos espalhando esta notícia… só divulgue para mobilização – Mateus 6.16-18). 

- Se você vai a uma festa de aniversário pequena, em que não tem jeito de fugir do constrangimento, então, coma um salgadinho, e se for necessário, até um pedaço de bolo. 

Isso não serve como desculpa para quebrarmos o jejum e comermos de tudo quando realmente não é necessário. 

Que nosso propósito de consagração não seja uma pedra de tropeço para pessoas que precisamos honrar e agradar. Que sejamos sensíveis em cada situação. Que não saiamos por aí falando para todos sobre o jejum, pois pode soar como orgulho, dar a impressão de que nos sentimos melhores ou mais espirituais do que os que estão comendo de tudo. 

Que Jesus, que não condenou a Davi e seus homens, no episódio em que comeram dos pães da Proposição possam ser nosso referencial. Ele nos ensina que há momentos em que a “lei” é quebrada, mas Deus, que conhece o motivo de tudo, não nos condena.

UPA Guarabira 2011 (Fonte: Ana Paula Valadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário